Nesta terça-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social do município realizou uma vistoria no prédio que será a sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria. O espaço fica localizado no térreo do Edifício Senzala, na Rua Doutor Pantaleão, no Centro da cidade. Os atendimentos estão previstos para começarem em 25 de novembro deste ano.
Já nesta quarta, a previsão era de que o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, tivesse uma reunião com a Comissão Especial para discutir sobre a criação do centro de referência. O objetivo do encontro é a apresentação do projeto para o local, que será estrategicamente instalado em frente ao Serviço Especializado em Saúde da Mulher, da Prefeitura de Santa Maria, também localizado na Rua Doutor Pantaleão.
Segundo Chaves, o centro de referência servirá para centralizar uma série de serviços de saúde, judicial e assistência às mulheres que enfrentam situações de violência:
– A data 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e vamos aproveitar a data para inaugurarmos o nosso Centro de Referência de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria. Neste espaço as mulheres terão atendimento psicológico, judicial e outras assistências. Em frente, fica o espaço especializado em saúde da mulher. É uma maneira a mais de cuidarmos das mulheres que precisam deste auxílio, que precisam de apoio.
Enfrentamento a violência
Em julho de 2021, o município solicitou ao Estado apoio para a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria. Desde então, o projeto é apoiado pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Nesta semana, a gestão municipal recebeu confirmação do governo para a implementação do local. Assim, Santa Maria passa a integrar a edição de 2022 do projeto “Rede de Proteção da Mulher RS”. A ideia é que, no local, as atendidas encontrem auxílio em atendimento jurídico, psicossocial e de saúde.
Além da prefeitura, o projeto tem a participação do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/RS e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Leia todas as notícias